Mesóclise? Você sabe usar? Podemos até não usar, mas cai em concursos!


O que é mesóclise? Saiba como usar ou reconhecer mesóclise! 

Mesóclise é um termo gramatical que se refere a uma construção verbal em que o pronome oblíquo é colocado no meio do verbo no modo indicativo, subjuntivo ou imperativo.

Em português, a mesóclise é uma construção arcaica e pouco usada na linguagem falada atualmente, mas ainda é encontrada em textos literários e formais. É mais comum em verbos no futuro do presente ou no futuro do pretérito, como em "dir-te-ei", "dar-lhe-ia", "partir-se-á".

Exemplo: "Eu lhe direi a verdade" pode ser transformado em "Dir-lhe-ei a verdade", utilizando a mesóclise.

A mesóclise também é encontrada em outras línguas, como o francês e o espanhol, onde é mais utilizada na linguagem falada e escrita.

Casos em que ocorrem mesóclise

A mesóclise ocorre em três casos específicos na língua portuguesa: no futuro do presente, no futuro do pretérito e no imperativo afirmativo.

Futuro do presente: o pronome oblíquo átono é colocado entre o radical do verbo e a desinência de futuro "-ei", "-ás", "-á", "-emos", "-ão". Exemplo: "Dir-te-ei a verdade."

Futuro do pretérito: o pronome oblíquo átono é colocado entre o radical do verbo e a desinência de futuro do pretérito "-ia", "-ias", "-ia", "-íamos", "-iam". Exemplo: "Dir-te-ia a verdade."

Imperativo afirmativo: o pronome oblíquo átono é colocado depois do verbo e separado dele por um hífen. Exemplo: "Faze-lhe um favor."

Vale lembrar que a mesóclise não é muito utilizada na linguagem falada cotidiana, mas é mais comum em textos formais ou literários.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário