O que é ênclise? Quando usar ênclise? - Com exercícios


O que ênclise? - Quando usá-la?

Ênclise é um dos três tipos de colocação pronominal na língua portuguesa, que se refere à posição do pronome pessoal oblíquo em relação ao verbo na frase.

Na ênclise, o pronome oblíquo é colocado depois do verbo, geralmente ligado a ele por um hífen, como em "Eu gosto dele", em que "dele" é o pronome oblíquo e "gosto" é o verbo. A ênclise é usada principalmente em frases afirmativas e imperativas afirmativas no tempo presente, como em "Eu te amo" ou "Fala-me a verdade".

Além da ênclise, existem também a próclise e a mesóclise, que se referem à posição do pronome oblíquo antes do verbo (próclise) ou entre o verbo e o seu complemento (mesóclise). A escolha da colocação pronominal dependerá do contexto linguístico e gramatical da frase em questão.

Nao se usa enclise em verbos no Futuro do Presente ou no Futuro do Pretérito

Nesses tempos verbais, a colocação pronominal ocorre sempre antes do verbo, em próclise. Por exemplo: "Eu te amarei" (futuro do presente) ou "Ela me amaria" (futuro do pretérito).

A próclise também é usada em outros contextos gramaticais, como em orações subordinadas iniciadas por conjunções subordinativas ou em frases negativas, por exemplo: "Se me convidares, irei" ou "Não me esqueças". Já a mesóclise é pouco utilizada na língua portuguesa, restringindo-se a alguns casos específicos, como em verbos no futuro do presente quando precedidos de pronomes átonos de 3ª pessoa do plural (eles, elas): "Dir-lhes-ão a verdade".

Usa-se ênclise em verbo no imperativo afirmativo - 5 exemplos

Sim, a ênclise é utilizada em verbos no imperativo afirmativo na segunda pessoa do singular (tu) e na segunda pessoa do plural (vós). A seguir, seguem 5 exemplos de frases no imperativo afirmativo com ênclise:

Ajuda-me a carregar estas caixas.

Olha-me nos olhos e fala a verdade.

Diz-lhes que eu já cheguei.

Liga-me assim que chegares em casa.

Abre-me a porta, por favor.

Nesses exemplos, a ênclise ocorre porque o pronome pessoal oblíquo (me, te, se, nos, vos) é colocado depois do verbo, que está conjugado no imperativo afirmativo. Vale ressaltar que a ênclise também pode ocorrer em outros tempos verbais, como no presente do indicativo, desde que a frase esteja na afirmativa.

Fica a dica!

Uma coisa que todo concurseiro deveria saber é que ênclise - que é colocada após o verbo - só é usada caso não seja possível usar próclise, e até mesmo mesóclise. 

Uma outra curiosidade sobre ênclise é que uma vírgula após o advérbio pode acabar com ela. Usa-se ênclise sempre após advérbio, mas se surgir uma virgula muda-se pra próclise. 

Ex: Afinal me chamaram para trabalhar

Afinal, chamaram-me para trabalhar.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário