Quais as regras para o uso de palavras com hifen?
O uso do hífen na língua portuguesa é regido por diversas regras. As principais são:
Prefixos:
Usa-se hífen quando o prefixo termina com a mesma letra que inicia a palavra seguinte, com exceção dos prefixos "co" e "pro". Exemplos: hiper-requintado, inter-regional, sub-bibliotecário.
Não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e a palavra seguinte começa com outra vogal. Exemplos: autoestrada, extraescolar, infraestrutura.
Não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e a palavra seguinte começa com consoante diferente. Exemplos: antiaéreo, semiaberto, superinteressante.
Não se usa hífen quando o prefixo termina em consoante e a palavra seguinte começa com vogal diferente. Exemplos: antirrábico, minissaia, superproteção.
Composição:
Usa-se hífen em palavras compostas que não têm elemento de ligação (substantivo+substantivo, adjetivo+substantivo, verbo+substantivo). Exemplos: porta-voz, guarda-chuva, bate-boca.
Não se usa hífen quando o primeiro elemento termina em vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. Exemplos: boa-fé, pé-de-meia, cor-de-rosa.
Não se usa hífen quando o segundo elemento começa com prefixo ou com palavra iniciada por vogal. Exemplos: autoescola, hipermercado, interurbano.
Locuções:
Usa-se hífen em locuções em que os elementos são unidos por preposição ou conjunção. Exemplos: água-de-colônia, pé-de-cabra, deus-dará.
Não se usa hífen em locuções sem preposição ou conjunção. Exemplos: ponto de partida, fim de semana, dia a dia.
Outros casos:
Usa-se hífen em palavras que possuem mesma vogal repetida. Exemplos: micro-ondas, anti-inflamatório, micro-organismo.
Usa-se hífen em palavras que possuem mesma consoante repetida. Exemplos: sub-bloco, contra-ataque, infraestrutura.
Usa-se hífen em palavras que possuem as letras "h" ou "r" duplicadas. Exemplos: antirreligioso, antirracismo, super-resistente.
É importante lembrar que essas são apenas algumas das principais regras do uso do hífen na língua portuguesa, e que existem outras situações em que seu uso é necessário ou proibido. Por isso, é importante consultar a norma ortográfica vigente para garantir o uso correto do hífen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário