O que é um hiato? Quais as regras de acentuação de um hiato?
Com as regras do novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuados: Os ditongos abertos ei, oi, nas paroxítonas: ideia, plateia, Coreia, boia, heroico, paranoia, asteroide
Regras para acentuação do hiato
O hiato ocorre quando duas vogais são adjacentes e pertencem a sílabas diferentes. As regras de acentuação do hiato são as seguintes:
Acentuam-se as vogais tônicas i e u dos hiatos quando estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. Exemplos: saída, saúde, raiz, juízes, país, baús.
Acentuam-se as vogais tônicas a, e, o dos hiatos em palavras oxítonas. Exemplos: chapéu, céu, herói.
Acentuam-se as vogais tônicas i e u dos hiatos em palavras paroxítonas, quando não forem seguidas de s e nem estiverem sozinhas na sílaba. Exemplos: água, míope, saúde, balaústre.
Não se acentuam as vogais tônicas a, e, o dos hiatos em palavras paroxítonas. Exemplos: ideia, assembleia, boleia, apoio.
Não se acentuam as vogais tônicas i e u dos hiatos quando estiverem precedidas de ditongo. Exemplos: feiura, bainha, quaisquer.
Não se acentuam as vogais tônicas i e u dos hiatos quando forem seguidas de nh ou de m. Exemplos: rainha, moinho.
É importante lembrar que as regras de acentuação do hiato devem ser aplicadas em conjunto com as demais regras de acentuação gráfica da língua portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário