Como saber se o real está subvalorizado ou supervalorizado calculando a taxa de câmbio real?


Quando saber se o real está supervalorizado ou subvalorizado calculando a taxa real

Suponha que a taxa de câmbio nominal seja de R$ 5,50 por dólar e a inflação no Brasil seja de 5% ao ano, enquanto nos Estados Unidos é de 2% ao ano. Nesse caso, a taxa de câmbio real seria:


Taxa de câmbio real = (taxa de câmbio nominal x (1 + inflação brasileira)) / (1 + inflação americana)


Taxa de câmbio real = (5,50 x 1,05) / 1,02


Taxa de câmbio real = 5,69


Isso significa que o real está subvalorizado em relação ao dólar, já que a taxa de câmbio real é menor do que a taxa de câmbio nominal. Ou seja, os produtos brasileiros estão mais baratos em relação aos americanos, o que pode ser vantajoso para as exportações brasileiras.





"Quanto maior a inflação externa, ou seja, menor a diferença da inflação entre os dois países, maior será a taxa de câmbio real  e consequentemente o Real terá uma desvalorização (depreciação) frente ao dólar (desvalorização cambial/ aumento do valor do dólar) e os preços de exportação cairão aumentando o grau de competitividade de nossos produtos no mercado externo, ajudando o exportador a exportar mais e prejudicando o importador, pois os produtos importados ficarão mais caro. Piora o turismo, pois o dólar está mais caro" Fonte: Fonte: https://centraldefavoritos.com.br/2021/09/13/taxas-de-cambio-nominais-e-reais/


Nenhum comentário:

Postar um comentário