O que é segmentação de mercado? - Conheça o processo de dividir um mercado


 

Segmentação de mercado é o processo de dividir um mercado em grupos distintos de consumidores com necessidades, desejos e características semelhantes. 

Esses grupos, chamados de segmentos de mercado, são formados com base em critérios como idade, gênero, renda, localização geográfica, comportamento de compra, estilo de vida e outras características relevantes para a empresa.


O objetivo da segmentação de mercado é identificar grupos de consumidores com necessidades específicas e criar estratégias de marketing personalizadas para atender a essas necessidades de forma mais eficaz e eficiente. Isso ajuda a empresa a direcionar seus recursos de marketing para os segmentos de maior potencial, aumentando as chances de sucesso em suas campanhas de marketing.


Existem várias formas de segmentar um mercado, dependendo do tipo de produto ou serviço oferecido e das características dos consumidores. A segmentação pode ser feita com base em características demográficas, geográficas, psicográficas ou comportamentais, ou uma combinação desses critérios. A segmentação de mercado é uma estratégia fundamental para o sucesso de uma empresa, pois permite que ela atenda às necessidades dos clientes de forma mais eficaz e, assim, conquiste uma posição de destaque em seu mercado de atuação.




Tipos de mercado sob a ótica do cliente
Potencial: clientes com interesse e capacidade de pagamento (mercado potencial = interesse + capacidade de pagar); 

Disponível: clientes com interesse, capacidade de pagar e acesso (o cliente pode estar próximo ou pode comprar via algum meio tecnológico) (mercado disponível = interesse + capacidade de pagar + acesso);

Disponível qualificado: clientes com interesse, capacidade de pagar, acesso e qualificados, isto é, para ter acesso aos produtos e serviços, esses clientes precisam ter certo grau de qualificação (ex.: pessoas que desejam entrar em uma faculdade devem ter concluído o ensino básico primeiramente) (mercado disponível qualificado = interesse + capacidade de pagar + acesso + qualificação); 

Mercado atendido/mercado alvo: trata-se do segmento escolhido pela organização;

Mercado penetrado: clientes que já consomem os produtos e serviços da empresa

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