Tempos Verbais - Aprenda os tempos verbais - Domine o assunto!
Os tempos verbais são usados para indicar o momento em que uma ação ocorreu ou ocorrerá. Seguem abaixo os tempos verbais em português, com exemplos de frases para cada um deles:
Presente: usado para ações que ocorrem no momento presente, ou para descrever situações gerais e hábitos. Exemplo: Eu como frutas todos os dias.
Pretérito Perfeito: usado para ações que ocorreram em um momento específico no passado, geralmente já finalizadas. Exemplo: Ontem eu comprei um livro novo.
Pretérito Imperfeito: usado para ações que ocorriam em um momento passado, mas que não foram concluídas ou que eram recorrentes. Exemplo: Quando eu era criança, gostava de brincar na rua.
Pretérito Mais-Que-Perfeito: usado para indicar ações que ocorreram antes de outra ação passada. Exemplo: Quando cheguei em casa, ele já havia saído.
Futuro do Presente: usado para ações que ainda vão acontecer no futuro. Exemplo: Amanhã eu vou ao cinema.
Futuro do Pretérito: usado para ações hipotéticas ou imaginárias em relação a um momento passado. Exemplo: Se eu soubesse, teria te ajudado.
Presente do Subjuntivo: usado para expressar desejos, suposições, hipóteses e possibilidades. Exemplo: Espero que você esteja bem.
Imperfeito do Subjuntivo: usado para expressar desejos, suposições ou hipóteses em relação a um momento passado. Exemplo: Tomara que ele tivesse vindo conosco.
Futuro do Subjuntivo: usado para expressar desejos, suposições ou hipóteses em relação a um momento futuro. Exemplo: Quando eu tiver dinheiro, viajarei para o exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário