O que são operações de Underwriting?
O termo "underwriting" em inglês é frequentemente utilizado para designar o processo em que uma empresa contrata uma instituição financeira (geralmente um banco de investimento) para ajudá-la a levantar capital através da emissão de ações ou títulos no mercado. Durante o processo de underwriting, a instituição financeira avalia os riscos envolvidos na emissão, define o preço dos títulos ou ações a serem emitidos e coloca esses valores à venda no mercado. O objetivo é garantir que a emissão seja bem-sucedida e que a empresa possa captar o máximo de recursos possível.
Tipos de subscrição:
Subscrição do Tipo Puro ou Firme
O mercado primário é a primeira negociação de um ativo. Varia de 7 a 20 dias. Exemplo:a Natura S.A estipula um prazo para lançar novas ações e fazer a oferta pública. Assim, contrata a BRB distribuidora de títulos e valores imobiliários e outras várias corretoras para que vendas as ações
Na subscrição do tipo melhor esforço (best effort): Aqui, a instituição financeira apenas se compromete a fazer o melhor esforço, daí o termo best effort para colocar no mercado o máximo de ações emitidas e devolvem as ações que sobra.
OBSERVAÇÃO: essa subscrição é mais barata, porém não dá a garantia de venda de todas as ações e a percepção de todos os valores. Já a Petrobrás, por exemplo, não precisa de muito esforço para vender suas ações, tendo em vista que é muito famosa e desejada pelos compradores de ações
Subscrição do tipo residual (Stand By): A instituição financeira promove a colocação das ações no mercado dentro de um prazo determinado e, quando este se encerrar, ela subscreve a parcela de ações que o mercado não comprou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário