Saiba o que são Operações Compromissadas?
1 - Essa política monetária tem o principal objetivo de conter a inflação. Um cenário de deflação (queda dos preços) é negativo por quê?
R: sinaliza a baixa de compras e pode gerar desemprego.
2 - Por que o tabelando preços por qualidade é ruim?
R: Porque desestimula a produção de bens e serviços por diminuição do lucro das fabricantes
3 - O que são ações de indução na política monetária?
R: ocorre quando as autoridades monetárias vão induzir o mercado a agir de determinada maneira.
4 - O Regimento de metas para a inflação adota um conjunto de procedimentos para garantir a estabilidade de preços no país. Quais os principais?
R: 1 - O Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelece a meta para a inflação anual.
2. Para manter a inflação sob controle, o Copom define a meta da taxa Selic.
3. O BC realiza operações de mercado aberto (compra e venda de títulos públicos) para influenciar a taxa Selic.
4. A taxa Selic, por meio de diversos canais na economia, afeta a inflação.
5 - O Copom do Banco Central determina a meta da Taxa Selic. O que ela influencia?
R: influencia nas expectativas futuras, no crédito, no investimento e no consumo das famílias, no câmbio, na riqueza e na inflação
6 - A manutenção da média de juros ocorre por meio do auxílio dos operadores; um dos principais operadores da Secretaria do Tesouro é:
R: o Banco Central
7 - A secretaria do Tesouro pede ao Banco Central que negocie títulos públcos, por meio de suas diretorias, comprando e vendendo títulos do tesouro nacional com o objetivo de influenciar a oferta monetária. Com quem esses títulos são negociados:
R: Com as grandes instituições financeiras
8 - O que é a Selic-Over, chamada também de taxa Selic-diária e Selic Efetiva?
R: A taxa Selic Over é a taxa de juros média que as instituições financeiras negociam entre si para empréstimos de um dia (overnight) no mercado interbancário, ou seja, é a taxa utilizada nas transações financeiras de curto prazo entre bancos. Em outras palavras, é a taxa Selic-diária é uma média ponderada calculada diariamente com base nas taxas praticadas em operações compromissadas com prazo de um dia útil, com lastro em títulos públicos federais, liquidadas no próprio Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) ou em sistemas operados por câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação.
9 - Como a Selic-Over funciona?
A taxa Selic-over (taxa de juros overnight) é a taxa média de juros que as instituições financeiras cobram para emprestar dinheiro umas às outras no mercado interbancário de curtíssimo prazo. Essa taxa é definida pelo Banco Central e pode influenciar outras taxas de juros praticadas na economia, como as taxas de empréstimos e financiamentos.
O Banco Central usa a taxa Selic-over como uma ferramenta para controlar a oferta de crédito e a inflação. Quando a inflação está alta, o Banco Central pode aumentar a taxa Selic-over para desestimular os empréstimos e reduzir a demanda por bens e serviços, o que pode ajudar a controlar a inflação. Por outro lado, quando a inflação está baixa, o Banco Central pode reduzir a taxa Selic-over para estimular a atividade econômica e o consumo.
A taxa Selic-over é calculada com base nas taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras no mercado interbancário de curtíssimo prazo. A taxa é divulgada diariamente pelo Banco Central e pode variar de acordo com as condições do mercado, a oferta e demanda de crédito, a inflação e as expectativas do mercado
10 - O que é a Selic-Meta?
É definida pelo Copom. Também é conhecida como taxa básica de juros, pois serve de base para o cálculo de todas as taxas de juros que os bancos cobram das pessoas em geral. A Selic-Meta não é uma taxa fixa de juros, mas uma indicação ou sinalização, uma referência para que os bancos utilizem esta meta quando emprestarem dinheiro uns aos outros. E é referência para quando essa negociação entre bancos tiver como lastro ou garantia, títulos públicos federais.
11 - O que são operações compromissadas?
R: A operação compromissada é aquela em que o vendedor assume o compromisso de recomprar o título em uma data futura com o acréscimo de juros. São operações com compromisso de recompra com vencimento em data futura, anterior ou igual à do vencimento dos títulos
12 - Onde são registradas as operações compromissadas?
R: No Sistema Especial de Liquidação e de Custódia – Selic ou em sistema de registro e de liquidação financeira de ativo autorizado pelo Banco Central do Brasil.
13 - As operações compromissadas realizadas pelo BACEN têm como lastro os títulos públicos federais. O BC entra vendendo ou comprando os referidos títulos para realizar um objetivo específico:
R: retirar ou colocar dinheiro na economia) – operação de open marketing
14 - Qual o objetivo das operações compromissadas?
R: controlar o volume de moeda em circulação para evitar ataques especulativos e até inflação.
15 - O que acontece quando o Banco central decide COMPRAR títulos:
R: A compra de títulos pelo Banco Central aumenta a oferta de dinheiro na economia, o que pode levar a uma redução nas taxas de juros de curto prazo. Isso ocorre porque a compra de títulos aumenta a demanda por esses títulos, o que, por sua vez, reduz seus rendimentos (ou seja, as taxas de juros). Com juros mais baixos, os bancos têm incentivos para emprestar mais dinheiro para empresas e indivíduos, estimulando assim o crescimento econômico.
16 - O que acontece quando o Banco central decide VENDER títulos:
R: A venda de títulos pelo Banco Central retira dinheiro da economia e pode levar a um aumento nas taxas de juros de curto prazo. Isso ocorre porque a venda de títulos aumenta a oferta de títulos no mercado, o que, por sua vez, aumenta seus rendimentos (ou seja, as taxas de juros). Com juros mais altos, os bancos têm incentivos para emprestar menos dinheiro, o que pode desacelerar o crescimento econômico.
Além disso, a venda de títulos pelo Banco Central pode reduzir a liquidez dos mercados financeiros, aumentando a volatilidade dos preços dos títulos. Isso pode ser particularmente preocupante em momentos de estresse financeiro, quando os investidores podem ter dificuldade em vender títulos a preços razoáveis.
Em resumo, a venda de títulos pelo Banco Central pode ajudar a controlar a inflação ao reduzir a oferta de dinheiro na economia e aumentar as taxas de juros, mas também pode desacelerar o crescimento econômico e aumentar a volatilidade dos mercados financeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário