O que é Pronome Relativo? - exemplos dos simples aos mais dificeis


 O que é pronome relativo - exemplos dos simples aos mais difíceis - Saiba tudo sobre pronome relativo


Um pronome relativo é uma palavra que se usa para introduzir uma oração subordinada relativa, que serve para modificar um termo anterior na frase, geralmente um substantivo. O pronome relativo relaciona a oração subordinada relativa com o termo anterior na frase, tornando a construção mais clara e precisa.

Aqui estão alguns exemplos de pronomes relativos em ordem crescente de dificuldade:

Que: é o pronome relativo mais simples e pode ser usado para se referir a pessoas, coisas ou ideias. Exemplo: A casa que eu comprei fica perto da praia.

Quem: é um pronome relativo usado para se referir apenas a pessoas. Exemplo: A pessoa quem eu vi na festa é minha vizinha.

O qual: é um pronome relativo usado para se referir a pessoas, coisas ou ideias, e é mais formal que "que". Exemplo: O carro, o qual eu dirigi ontem, é muito rápido.

Cujo: é um pronome relativo usado para se referir a posse, indicando uma relação de pertencimento entre dois termos. Exemplo: A empresa, cujo escritório é em São Paulo, fez uma doação.

Onde: é um pronome relativo usado para se referir a um lugar. Exemplo: A cidade onde eu nasci fica no interior de Minas Gerais.

Quando: é um pronome relativo usado para se referir a um tempo. Exemplo: O dia quando eu conheci meu namorado foi muito especial.

Que/Quem + preposição: em algumas construções, é necessário usar um pronome relativo com uma preposição. Exemplo: O livro de que eu gosto está na prateleira.

Os pronomes relativos mais comuns 

São "que", "quem", "cujo", "onde" e "o qual" (e suas variações de gênero e número). Abaixo, seguem exemplos de frases com esses pronomes relativos:

O livro que eu comprei é muito interessante. (que = o livro é o antecedente)

A pessoa com quem eu falei foi muito simpática. (quem = a pessoa é o antecedente)

O carro cujo motor foi consertado está funcionando bem. (cujo = carro é o antecedente)

O lugar onde eu nasci é muito bonito. (onde = lugar é o antecedente)

O professor, o qual eu respeito muito, me deu uma nota boa. (o qual = professor é o antecedente)



Nenhum comentário:

Postar um comentário