Concurso Banco do Brasil - Os Bancos na Era Digital - Atualidade, tendências e desafios


 Saiba tudo sobre os bancos na Era Digital - Conhecimento  importante para quem quer gabaritar no concurso do Banco do Brasil

Era da informação, ou era digital, o que é?

São termos frequentemente utilizados para destacar os avanços tecnológicos caracterizados pelo surgimento da terceira revolução industrial. (A Terceira Revolução Industrial ocorreu em meados do século XX, a partir da década de 1950.)

Era da informação ou era digital é uma era contemporânea que é caracterizada pela rápida evolução e difusão da tecnologia da informação. Neste período, a informação é amplamente compartilhada e acessível através de diversos meios digitais, como a internet e dispositivos móveis. 

A era da informação tem uma ampla gama de implicações econômicas, sociais, políticas e culturais, incluindo mudanças na forma como as pessoas se comunicam, trabalham, aprendem e se divertem.

Além disso, a era da informação também está mudando a forma como as empresas conduzem negócios e como as economias funcionam. Em geral, a era da informação é vista como um período de mudanças e oportunidades sem precedentes, e é amplamente considerada como uma fonte de transformação global e inovação.


 
Alguns marcos no Brasil:
- Primeiro cartão de crédito: 1968
- DOC: (transferência de dinheiro de bancos diferentes) 1976
- Primeiro caixa eletrônico: 1983
- Boleto Bancário: 1990
- TED: "Transferencia Bancária" 200

"Outras ferramentas e inovações surgiram ao longo dos anos: automação de processos, débito automático, criação de aplicativos móveis, bancos e instituições financeiras digitais"

Mobile banking:  torna-se o canal dominante, responsável por mais da metade das transações bancárias; Acesso bancário por meio do celular ou qualquer outro dispositivo móvel.

Pix (sistema de pagamento instantâneo) ganha espaço sobre as transferências (DOC/
TED) e pagamentos via POS (ponto de venda, utilizada pelos comerciantes), mas pode impactar os serviços bancários como um todo

Open Bank: significa banco aberto ou sistema financeiro aberto. Isso quer dizer que o cliente terá maior controle de seus dados e poderá levá-los ou compartilhá-los com a instituição financeira que oferecer melhores opções e pacotes de serviços ou produtos.


Ambiente regulatório acirra concorrência e exige mais investimentos.

2016:
Tudo começou em  2016, com a publicação da Resolução n. 4.480 do Conselho Monetário Nacional que:
* Estabeleceu diretrizes para abertura e fechamentos de conta online 
por todas as instituições.

O que a norma causou?

* Os bancos tiverem que investir em soluções para garantir a identidade dos novos clientes e autenticidade das informações apresentadas por eles.

* Adotar os procedimentos de combate de lavagem de dinheiro e financiamento de crimes de terrorismo.

2018:
Em 2018, a Resolução n. 4.656 do Conselho Monetário Nacional permitiu que as fintechs de crédito trabalhassem com operações de empréstimos e financiamentos entre pessoas

No mesmo ano, foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). O que os bancos tiverem que fazer?
 Implementação de processos e ferramentas para se adequar, de acordo e em conformidade (“compliance”) com a nova regulamentação, devidamente até agosto/2020


Bancos x fintechs: uma concorrência acirrada.

"A Resolução n. 4.480/2016 do Conselho Monetário Nacional proporcionou uma abertura 
de mercado e deu as primeiras regras para abertura e encerramento de contas por meio eletrônico, bem como colaborou com o aumento do número de fintechs ao longo dos anos.
No site do Banco Central consta que no final de 2020 existiam 157 bancos em funcionamento e 998 fintech"

Nenhum comentário:

Postar um comentário