Banco de Desenvolvimento
Um banco de desenvolvimento não é um banco comercial, ele não pode, portanto, receber depósito à vista. Assim como, não é um banco federal, é um banco público com atuação estadual, controlado pelo governo estadual. Por ser público, não pode negociar ações na bolsa de valores, não "criar moedas", portanto não pega dinheiro dos clientes para emprestar para outros clientes.
"Um banco de desenvolvimento é aquele que financia, normalmente a uma taxa de juros inferior à do mercado, projetos cuja finalidade é promover o desenvolvimento econômico de uma determinada região ou grupos de países. O Banco Central do Brasil, mediante a Resolução CMN 394, de 1976, define os bancos de desenvolvimento como instituições financeiras controladas pelos governos estaduais que têm como objetivo básico proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado."
Qual o objetivo de um Banco de Desenvolvimento?
Não é um banco de investimentos, mas é de aporte, empréstimos e investimentos em projetos de médio e longo prazo, voltado para o setor privado de grande porte. O banco visa o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda, a modernização industrial, o investimento em capital de giro, estoque, treinamento de equipe, a modernização das empresas, investimento em tecnologia de produção. O objetivo é aumentar a produção, melhorar o desempenho das empresas de pequena e grande porte, e aperfeiçoar o desenvolvimento como todo.
Estes são os serviços de um banco de desenvolvimento:
Um banco de desenvolvimento estadual pode oferecer uma ampla gama de serviços financeiros e de desenvolvimento econômico, incluindo:
Empréstimos para pequenas e médias empresas
Financiamento para projetos de desenvolvimento econômico
Investimentos em projetos de infraestrutura
Garantias de crédito
Consultoria financeira e de desenvolvimento empresarial
Programas de capacitação empresarial
Acesso a informações de mercado e tendências econômicas.
Os serviços oferecidos podem variar de banco para banco, mas esses são alguns dos serviços comuns que um banco de desenvolvimento estadual pode oferecer.
Um banco de desenvolvimento tem sempre que constar em seu nome a palavra "Banco de Desenvolvimento do estado tal", ou seja, se for de Minas, tem que ser: "Banco de Desenvolvimento de Minas-MG.
Além de voltar-se para o desenvolvimento de uma região, ou seja, no estado a qual pertence, o banco pode, em parceria com o banco de desenvolvimento de outro estado, atuar em estado vizinho, assim, o Banco do Estado de Minas pode trabalhar em parceria com o Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.
O que um Banco de Desenvolvimento não pode fazer?
Ele não pode atuar no mercado especulativo de compra e venda de imóveis, no entanto, pode comprar imóveis e terrenos, sitios, galpões etc para vender em um único caso: operações de de leasing chamada sale and leaseback. Quando você entra em um banco de desenvolvimento, encontra um monte de anúncios de vendas de terrenos, imoveis etc.
É vedado aos Bancos de Desenvolvimento:
I - (Revogado pela Resolução nº 2.325, de 30/10/1996.)
II - Operar em aceites de títulos cambiários para colocação no mercado de
capitais;
III - Instituir e administrar fundos de investimentos;
IV - Realizar operações de redescontos;
V - Adquirir imóveis não destinados a uso próprio
É vedado aos Bancos de Desenvolvimento:
I - (Revogado pela Resolução nº 2.325, de 30/10/1996.)
II - Operar em aceites de títulos cambiários para colocação no mercado de
capitais;
III - Instituir e administrar fundos de investimentos;
IV - Realizar operações de redescontos;
V - Adquirir imóveis não destinados a uso próprio
Nenhum comentário:
Postar um comentário