O que é o Sistema Financeiro Nacional? O que compõe o Sistema Financeiro Nacional? Esse é um assunto que SEMPRE cai em concursos bancários. Entenda tudo sobre o SFN e acerte todas as questões!
Sistema Financeiro Nacional - Art. 192: "O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de créditos, será regulado por leis que disporão, inclusive, sobrea a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram"
Função Básica: Intermediação de recursos
Agente Superavitário: é aquele investidor, que tem dinheiro para investir. O banco capta esse dinheiro por uma valor, e vende por outro, para obter lucro.
Agente Deficitário: é aquela pessoa que está quebrado, precisa de grana, e recorre ao banco para tentar um empréstimo.
Formação do Sistema Financeiro Nacional:
Órgãos Normativos - CMN, CNSP e CNPC: Tem o único papel de estabelecer normas, não tem o papel de execução. São
Por exemplo:
CMN - Conselho Monetário Nacional - Dita as normas da política cambial.
CNSP - Conselho Nacional de Seguro Privado - Sua principal função é regular a atuação das organizações que trabalham com seguros nos país.
CNPC - O Conselho Nacional de Previdência Complementar. É um órgão do governo, responsável por regular o regime de previdência complementar de empresas fechadas de previdência.
Entidades Supervisoras/executoras - Bacen, CVM, Susep e Previc: Essas sim, tem o papel de executoras, como o Banco Central - BACEN, que fazem operações de venda de moedas estrangeiras e supervisiona bancos, caixas econômicas, instituições de pagamento, cartões de créditos, consórcios, corretoras, distribuidoras e demais instituições não bancárias.
CVM: supervisiona as corretoras também, e a Bolsa de Valores.
Susep: fiscaliza seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e títulos de capitalização.
Previc: fiscaliza entidades fechadas de previdência complementar.
Operadores: Os operadores são as entidades financeiras, como bancos e correspondentes bancários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário