Concurso Banco do Brasil - Texto Argumentativo


 

( A1, S2)

"A argumentação tenta convencer, não pretende chegar a uma conclusão."

"No domínio da argumentação, as coisas são diferentes. Nele, a conclusão não é necessária, não é obrigatória. Por isso, deve-se mostrar que ela é a mais desejável, a mais provável, a mais plausível. Se o Banco do Brasil fizer uma propaganda dizendo-se mais confiável do que os concorrentes porque existe desde a chegada da família real portuguesa ao Brasil, ele estará dizendo-nos que um banco com quase dois séculos de existência é sólido e, por isso, confiável. Embora não haja relação necessária entre a solidez de uma instituição bancária e sua antiguidade, esta tem peso argumentativo na afirmação da confiabilidade de um banco. Portanto é provável que se creia que um banco mais antigo seja mais confiável do que outro fundado há dois ou três anos."

Dissertativo:

Foco: defender uma ideia, hipótese, opinião, teoria
Objetivo: convencer o interlocutor a respeito de um ponto de vista

Tipos: 
Dissertativo-argumentativo
Dissertativo-expositivo

Característica do texto argumentativo:
Ideia central
estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão
defende uma ideia com argumento
uso da norma padrão

Estrutura:
Introdução: Apresenta o assunto ( tema) e a tese ( ponto de vista )
Desenvolvimento: apresenta argumentos para sustentar a tese ( uso de estratégia argumentativas: exemplo, dados  estatísticos, pesquisas, fatos comprovados, citação, alusão histórica, depoimento de especialista etc.)
Conclusão: desfecho e retomada da tese - pode ocorrer proposta de intervenção.

obs: a tese do começo da dissertação ela deve ser retomada no fim, para mostrar coerência. Por exemplo, se comecei defendendo o uso das cotas, não posso concluir sendo contra o uso das cotas. 

Dica 1: o texto expositivo não tem juízo de valor. Exemplo: noticia de jornal. Não tem o objetivo de convencer de um ponto de vista, só de expor a noticia, e cada um tome a sua conclusão.

Dica 2: o texto argumentativo o ponto de vista está espalhando no texto todo, em todos os parágrafos, ou seja, tem juízo de valor. 

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