Frase: é a unidade básica da linguagem escrita ou falada, composta por um verbo e pelo menos um sujeito. Exemplo: "Eu vou ao cinema." "Silêncio!" "Olá! tudo bem." - Frase tem que ter um sentido. Frase sem verbo é chamada de frase nominal
Oração: é uma frase completa e independente que expressa uma ideia. Exemplo: "O sol brilha forte no céu."
Mas o que é mesmo uma oração? Uma oração SEMPRE tem um verbo! Cada oração só te UM verbo. Se a frase tem 3 verbos, tem três orações.
Na sintaxe, uma oração é uma unidade independente da linguagem que expressa uma ideia completa e tem sujeito e predicado. O sujeito é o termo ou expressão que realiza a ação verbal, enquanto o predicado é a ação ou estado expressado pela oração. Além disso, a oração pode conter complementos e adjuntos, que fornecem informações adicionais sobre o sujeito e o predicado. Exemplo: "O gato está dormindo na cadeira." (sujeito = "O gato", predicado = "está dormindo na cadeira").
Período: é uma sequência de orações relacionadas entre si, geralmente ligadas por conjunções, que formam uma frase mais longa e complexa.
Exemplo: "Eu vou ao cinema hoje à noite, mas antes preciso comprar pipoca e refrigerante."
Ou seja, tem a ver com a quantidade de orações, se tem um verbo, só tem uma oração e, portanto, um período, chamado de período simples.
Se tem duas o mais orações, ou seja, mais de um verbo, é chamado de período composto.
Obs: as locuções verbais contam apenas como um verbo. Exemplo:
Ex: Ela saiu do trabalho e foi comer um lanche.
Veja que o verbo foi depende do verbo comer para que a frase tenha sentido. Quando um verbo, substantivo etc depende de outro, temos um caso de locução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário